Líder brasileira na introdução de


Inovações Tecnológicas

 

Sobre a ACATEC

Desde 1978 a ACATEC lidera o mercado de análise de Sacarose tanto no PCTS quanto no Laboratório Industrial fornecendo equipamentos totalmente Digitais e Automáticos de altíssima precisão e repetitividade.

 

Mais de 1000 equipamentos instalados e em funcionamento  no Brasil e no exterior torna a ACATEC a maior fabricante de Polarímetros do mundo.

 

Nossa História

Por Affonso Aquino (Sócio-Fundador ACATEC)

Inicialmente gostaria de dar as boas vindas a todos. Nesses 43 anos de trabalho passamos por muitas experiências e vivemos muitas lutas. O país passou por diversas transformações econômicas, políticas e tecnológicas. Fundei a ACATEC ainda no período dos governos militares, hoje criticados pela sua dureza política, mas que realizaram muito em prol das universidades e centros de pesquisa. Nessa época não existia fax, nem Internet. Para comunicações escritas mais rápidas, só telegramas e telex. As comunicações eram precárias. Após a fundação da empresa ficamos quatro anos na fila para receber um aparelho de Telex, a fim de acelerar nossa comunicação com clientes e exterior. Naquele tempo ainda utilizava-se telefonista para fazer ligações interurbanas e Campinas, pasmem, foi uma das últimas cidades do estado de São Paulo a ter DDD. Em meados para o fim da década de 70, no entanto, praticamente todo o Brasil estava ligado por DDD. Nesses anos tivemos como vocação introduzir tecnologias inovadoras no país. Vendemos o primeiro sistema de Espectrometria de Massa acoplado a Cromatógrafo de Gás da América Latina, para o Instituto de Química da Unicamp, em 1971, introduzimos a Cromatografia de Íons, a técnica de Extração Acelerada por Solventes, fornecemos equipamentos para o desenvolvimento de diodos laser para o que depois seria o Centro de Pesquisas da Telebrás. Em 1978 vendemos o primeiro sistema de pagamento de cana por teor de sacarose. Trinta sacarímetro, trinta refratômetros, sessenta balanças e demais acessórios, para o programa que mudou radicalmente o pagamento de cana no Brasil e o relacionamento entre fornecedores e usineiros.

Em 1983 fomos instados pelas agências do governo a nacionalizar alguns aparelhos, pois a política vigente era a de estimular a produção nacional de aparelhos científicos, médicos e de computadores. Alguns se lembram da famigerada SEI-Secretaria Especial de Informática que tudo controlava. Devido a nossa experiência com o setor sucro-alcooleiro, optamos por fabricar polarímetros, sacarímetros e refratômetros, o que continuamos a fazer até hoje através de nossa subsidiária EMBU Científica. Importante notar que ao contrario de nossos concorrentes que só montavam aparelhos estrangeiros no Brasil, trazendo os subconjuntos de fora, nossos produtos foram totalmente nacionalizados com o apoio das universidades brasileiras. Desenvolvemos ótica, polarizadores, circuitos eletrônicos e mecânica de precisão, totalmente no Brasil.

As mudanças na economia após a era Collor nos trouxeram de volta ao trabalho com aparelhos importados. Ampliamos as nossas representações e passamos a concentrar nossos esforços na venda de aparelhos importados, sem deixar de lado a nossa produção nacional.

No nosso trigésimo terceiro ano e já no século XXI estamos em um processo de reestruturação interna a fim de melhor atender nossos clientes. A mudança de nossa imagem corporativa apresentada hoje é apenas o reflexo externo das mudanças que estão se processando internamente. Adotamos um organograma mais ágil, com funções bem definidas, dos dirigentes aos subalternos. Nosso foco será cada vez mais atender as demandas de nossos clientes. Para isso estamos trabalhando em um processo de criação de compromissos e responsabilidade com todos na empresa. Muito devemos aos clientes que colaboraram conosco durante esses 43 anos. Para tanto resolvemos homenageá-los hoje com uma medalha, “DIFUSÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO”. Essa medalha manifesta o nosso reconhecimento pela colaboração e apoio que nos dedicaram.

Temos ainda um longo caminho a percorrer, mas acreditamos que estamos trilhando o caminho certo e que continuaremos a ser bem sucedidos com o apoio de nossos clientes.

ACATEC tem como missão
a difusão do conhecimento científico

Serviços

A Assistência Técnica da Acatec conta com técnicos treinados na fábrica com

experiência em instrumentação analítica e equipamentos industriais

Nossos técnicos e Engenheiros de Aplicação são formados nas áreas de química, física e eletrônica
e podem oferecer o melhor suporte de acordo com sua necessidade.

Uma equipe interna de assistentes técnicos está pronta para oferecer o primeiro atendimento telefônico.
Sua função é de esclarecer dúvidas, orientar as primeiras ações e agendar
as visitas de nossos técnicos de campo.

Possuímos oficinas para reparo de equipamentos em nossas instalações
com ferramental adequado para cada tipo de atendimento.

Produtos e Soluções

Empresas representadas no Brasil pela ACATEC

Produtos e Soluções para diversos mercados de atuação

Conviron

Parr

Umetrics

A&D Technology

 
 
Clique aqui para ver todas as Representadas

Fale conosco

 Contato comercial: acatec@acatec.com.br
 Assistência técnica: suporte@acatec.com.br

Dúvidas, sugestões, orçamento?

Envie uma mensagem que um dos nossos consultores entrará em contato.